- Área: 90 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Yordana Andaur
-
Fabricantes: CHC, Ceresita, Cintac®, Codelpa, MK
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente nos apresenta a necessidade de uma segunda residência que se construa em um lugar de descanso, de calmaria e sossego, onde possa compartilhar e desfrutar com família e amigos um entorno privilegiado.
A residência, de estrutura metálica e divisórias de gesso, procura aproveitar o máximo possível a riqueza estética e natural do entorno, elevando os volumes cúbicos que a compõem sobre uma trama de armações metálicas e sendo orientada para a montanha Campana de tal forma que todos os espaços da residência encontram-se em comunicação direta com o entorno. A moradia foi desenhada de tal maneira que, no momento de ingressar à ela, o olhar se dirige diretamente às grandes janelas que emolduram, quase como obras de arte em um salão de exposição, a beleza da paisagem.
Apesar dos seus 90 m2 de superfície, a percepção de quem adentra na residência é de um espaço amplo devido à largura da sua área de circulação, ao desnível do acesso à área comum e ao fato de que suas janelas chegam até o teto.
No seu exterior, a moradia está revestida com madeira e conta com uma tela de madeira que percorre desde o terraço até grande parte da fachada posterior e se detém no acesso da moradia, acompanhando e abrigando aquele que a percorre. Este tramado de madeira fragmenta o excesso de luz solar da manhã e a vista para a área posterior da moradia.
Seguindo os princípios de eficiência energética a casa, além de encontrar-se suspensa sobre o nível do terreno, o que facilita a circulação do ar, conta com um teto duplo que cumpre a mesma finalidade, portanto, encontra-se protegida por um colchão de ar que a rodeia e permite sua autorregulação. O segundo teto foi desenhado também com a finalidade de captar a umidade do ambiente e as águas da chuva que são coletadas e armazenadas em uma cisterna para uso doméstico.
Uma tarde de chuva, repousando junto a lareira com uma xícara de chá e bolachas recém saídas do forno, desfrutando da vista para a montanha é o momento perfeito...